quarta-feira, setembro 06, 2006

Trabalho entregue - Briefing de Pesquisa

Bom pessoal, acabei de terminar meu briefing de pesquisa. Espero que tenha ficado bom. Vou mandar para o professor e depois colo o feedback dele aqui também. Realmente não foi muito fácil fazer o briefing. Nunca tinha feito um de maneira estruturada assim. Gostei do roteiro.

Ficou assim:

Briefing de Pesquisa

1-RESUMO DO PROBLEMA DE MARKETING
O laboratório farmacêutico GALÁPAGOS é líder de mercado mundial e brasileiro em dermatologia (Classe D de medicamentos/cosmecêuticos).

Seus principais concorrentes no Brasil são: STIEFEL, GALDERMA, LA ROCHE POSAY, SCHERING-PLOUGH, MEDLEY E SCHERING DO BRASIL.

O laboratório planeja lançar para este ano um produto de terapia fotodinâmica (remoção de manchas de pele/rejunescimento cutêneo) cujos uso, aplicação, canais de distribuição e vendas são completamente diferentes dos que vem praticando até então.

Este produto inovador em seu segmento, necessita de aplicação feita pelo médico, tal qual um BOTOX, e precisa de uma aplicação de um laser especial para que seus efeitos sejam maximizados.

Problema de Marketing: Os médicos dermatologistas (público-alvo definido) podem receber o lançamento do produto e torná-lo economicamente viável?

2-OBJETIVOS DA PESQUISA

Descobrir:

a) relações comerciais dos médicos com distribuidoras deste tipo de medicamento;
b) incidência da patologia de indicação do produto nos consultórios;
c) aptidão técnica dos médicos para utilizar o produto;
d) presença nos consultórios do laser necessário para a aplicação do produto;
e) política de preços praticadas pelos médicos paa este tipo de aplicação/procedimento.


3-QUESTÕES ESPECÍFICAS

a) Aonde compram este tipo de medicamento?
b) Qual é a política de descontos que usufruem?
c) Como classifica o relacionamento entre eles e esses fornecedores?

d) Quantos casos da indicação da patologia do produto aparecem por mês em seu consultório?

e) Conhece a susbtância do produto?
f) Já realizou algum procedimento semelhante?

g) Possui o laser X para a aplicação do produto?

h) Quanto se cobra do paciente este tipo de procedimento/aplicação?

4- PÚBLICO-ALVO

Médicos dermatologistas, com até 55 anos, de São Paulo e Rio de Janeiro, especializados em estética, que pratiquem procedimentos com uso de laser, em seus consultórios ou clínicas especializadas.

5- NECESSIDADES DE INFORMAÇÕES/ANÁLISES

Procurar analisar o lucro do médico por operação realizada. Investigar se para ele é rentável e interessante trabalhar com esta classe de produtos.

6- PADRÃO DE AÇÃO

De acordo com os resultados obtidos, poderemos sustentar sua viabilidade ecônomica para o lançamento do produto. Teremos base para estabelecer preços. Saberemos planejar um possível volume de vendas.

7- LIMITAÇÕES

Precisamos que a pesquisa seja realizada até o final do ano, antes do lançamento de um produto semelhante no mercado pelo nosso maior concorrente.

2 comentários:

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