terça-feira, setembro 12, 2006

AULA 4 - Pesquisa de Mercado 2




Essa aula anotei do meu jeito, sem muita frescura...provavelmente vai ficar díficil de entender...de qualquer forma segue, vou tentar deixar mais compreensível conforme for tendo mais tempo. Vou tbm adicionar links legais ao que vai sendo explicado em aula. Queria ter um Google no bolso para poder "googar" as informações que ouço na aula... Até tenho no celular, mas demora demais... bem o futuro está próximo.


Retomando aula passada: Problema de marketing x problema de Pesquisa...

Qual é o tipo de informação que queremos obter do consumidor?

Modelo da cebola - camadas se consciência - quanto mais profunda esta a informação mais difícil de extrair a informação

Crenças e valores: Tudo em que acredito é uma crença

Você esta o tempo todo formando crenças e valores

Atitudes
Com vc se posiciona em relação determinada situação. Substituir por 'eu gosto de'.

Comportamento
O que vc faz
comprar, usar, lembrar, recomendar, reconhecer.

Ajzen and Fishbein's teories.

Por que precisamos descobrir comportamentos? porque precisamos influenciá-los...Este é o papel do marketing !!!

Alguns comportamentos

Famosa pesquisa de hábitos e atitudes

Anticoncepcional implante

Tipos de desenho de pesquisa
Exploratória quali
Conclusiva quanti
Descritivas causais

O resultado da pesquisa exploratória são idéias

Conclusiva são números

Causal qdo estiver muito seguro de um problema tende identificar uma relação de causa e efeito

A propaganda na TV pode gerar maior lembrança maior intenção de compra. qto menor preço maio idéia de produto sem qualidade. Menor o preço maior a venda.

Mudança de embalagem aumenta a venda.

Distribuição aumenta a venda.

Esta envolvida em problemas maduros, bem conhecidos.

Longitudinal painel levantamento continuo

+ei
+compras
-ef
----------------
= vendas

continua t1 t3 t4 t5 t6
individuo 1 2 3 4 5 6

transversal adhoc p/ o momento
múltiplos indivíduos diferentes de mesmos grupos (eleição)

única uma vez e pronto

1expl crv1
2descritiva atitudes 2 e 3 e 1
3causal comportamento2 e 3

é possível combinar os tipos de pesquisa onde serve de subsídios para a outra.

exploratória
focus group e entrevista em profundidade

-sem representatividade
entender melhor o problema

lei do sistema fechado

técnicas de psicologia : personificação

“vamos às compras“ paco underhill

causal controlar os efeitos 1-escolher atributos de um novo produto-descritiva adhoc survey
2-escolher um novo caminho criativo p um comercial-causal
3-reposicionar prod serv-causal
4-suportar plano de midia -causal pesquisas contínuas
5-desenvolver um estudo de segmentacao - descritivo adhoc
6-(re)apreçar um produto- causal
7-comparar imagem - descritiva
8-comparar hábitos e atitudes descritiva

plano de midia = peça + meio + quando + quanto

informações sensíveis hab de higiene ou sexuais.
SEJA criativo para obtê-las !!!

DICAS DE OURO FINAIS:

-DEFINIR BEM QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES essenciais E AS desejáveis;
-QUAL É O valor da informação;
-pesquisa requer tempo e custa caro se envolva sem se intrometer;
-usar o seu fornecedor como um médico;
-peça sempre a interpretação pelo instituto;
-transformar números em gente;
-usar fornecedores cadastrados na ANEP;
-faça sempre concorrência

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